Ser feliz faz bem ao coração

Eu diria não só ao coração mas toda uma vida mental e financeira

 mulher-dirigindo

Um estudo recente, divulgado no EuropeanHeart Journal, aponta que emoções positivas deixam as pessoas menos propensas a desenvolverem doenças cardíacas do que aqueles que vivem de mau-humor.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, acompanharam 1.739 adultos saudáveis (862 homens e 877 mulheres) por dez anos.

Enfermeiros treinados avaliaram o risco de os participantes desenvolverem patologias do coração os sintomas de depressão, hostilidade e ansiedade, além do grau de expressão de emoções positivas.

Os pesquisadores descobriram que sentimento positivo elevado significa 22% menos chance de ter enfermidades relacionadas ao coração, a cada ponto de uma escala de cinco.

Por exemplo, os participantes com nenhum sentimento positivo estavam com um risco 22% maior de doença isquêmica do coração (ataque cardíaco ou angina) do que aqueles com um pouco de sentimento positivo, que estavam em risco 22% maior do que aqueles com sentimento positivo moderado

A equipe procurou identificar quais poderiam ser os possíveis mecanismos que levariam a essa proteção. Entre as possíveis explicações estão que as pessoas com astral positivo tendem a ter períodos mais longos de descanso e relaxamento, e podem se recuperar mais rapidamente de estresses, sem perder tempo em remoê-los.

Ainda são necessários mais estudos e testes para chegar a uma conclusão concreta. De acordo com os pesquisadores ainda são necessários rigorosos ensaios clínicos nessa área.

Se os ensaios de apoio sustentarem os achados, tais resultados serão importantes para descrever especificamente o que os clínicos e doentes podem fazer para melhorar a saúde.

Mas podemos adiantar que fazer atividades que lhe proporcionem prazer, com certeza não lhe fará mal – tudo com moderação, é claro. Então, se você gosta de caminhar, ouvir música, tomar uma boa taça de vinho, que tal reservar alguns minutos do dia para esses momentos felizes?

Assim como um lugar sujo cheio de mofo atrai moscas, da mesma forma um lugar belo e perfumado atrai abelhas. Assim é a lei do Universo. Não adianta desejar felicidade se a mente continua distraída na infelicidade. Isso acontece com a maioria pelo simples fato de não saberem o impacto que cada sentimento seja ele positivo ou negativo causa em suas vidas. 

Alessandro

0 1000:

Postar um comentário

Favorites

 
|